Olá, gente!!
Inspirado pela matéria da ultima edição da revista Neo Tokyo, resolvi escrever sobre um gênero de mangá muito presente na mÃdia e que é o responsável pelo nosso atual conhecimento sobre o anime: o Shounen.
Shounen é um gênero de mangá/anime voltado para garotos em idade colegial, entre os 12 aos 18 anos, tratando de diversos temas, sendo o mais destacado (e mais lucrativo) os de ação e aventura, geralmente com histórias envolvendo muitas cenas de luta que compõem o enredo.
Mas isso não significa que o Shounen faz sucesso só com os garotos, pelo contrário, também faz sucesso entre as garotas, principalmente pelos "gatos" que compõem a série. E os animes/animes que são deste gênero são os que passam(ram) no Brasil, entre eles estão Dragon Ball, Cavaleiros do ZodÃaco, Yu Yu Hakusho, Bleach, Naruto, One Piece, Fairy Tail, Samurai X, entre outros que foram exibidos/publicados no paÃs.
Você também pode fazer seu Shounen!!
Eu sei que o Brasil não é o numero um em publicação de quadrinhos (ainda sendo em mangá), mas o negocio vem se expandindo nos últimos anos. É só ver o exemplo de Turma da Mônica Jovem, Luluzinha Teen,e do pioneiro Holy Avenger.
Mas não precisamos do mercado editorial capitalista e opressor, podemos escrever para publicar na internet ou mesmo por diversão. Afinal, dinheiro não é tudo nessa vida!!
Agora, vamos a nossa aula!!
Essa é a primeira coisa que um escritor tem que criar em sua história, pois é nele em que toda a trama gira.
Você pode cria-lo da maneira que achar melhor. Se ele é godão, já começa a série poderoso, se ele é um completo perdedor, se ele é um revoltado com a vida e por ai vai!! Ele também pode ser também uma garota ou os dois!!
Nunca se esqueça de definir uma caracterÃstica principal nele, como se ele é otimista, bobão, sério, caladão, tagarela, etc. uma boa dica é você colocar suas caracterÃsticas baseadas na suas mesmas. assim, você vai torcer por você mesmo na história.
Porém, mais importante que um protagonista é isso...
Crie uma meta para o protagonista
Todo mundo tem um motivo para viver. E é isso que vai definir o protagonista e a história.
Vários protagonistas famosos tem seus objetivos e são eles que movem toda a história. Por exemplo, o Ash Ketchum quer ser o maior mestre Pokemon de todos; o Batman luta pra livrar Gotham City do crime; o Goku sonha em lutar contra os lutadores mais fortes do mundo, e por aà vai.
Crie um objetivo para seu protagonista, mesmo que seja o mais bobo possÃvel, pois é isso que vai dar movimento a trama. Pode fazer ele querer ser o lutador mais forte do mundo, querer vingar a morte dos pais, conquistar a garota mias linda da escola ou até mesmo destruir o mundo!!
E seu objetivo leva ao ponto mais importante da história: o cenário!!
Crie um mundo baseado nesse objetivo
Todo mundo sabe que se o personagem é a alma da história, o cenário é o corpo, pois é nele em que acontece tudo.
Crie um cenário que combine com o protagonista. Pode ser um mundo imaginário ou o real, uma escola ou uma cidade corrupta, uma empresa ou até um campeonato. Vale até um reality show, estilo Big Brother!!
Mas não crie só lugares, crie também um sistema de regras que regem esse mundo, como tabelas de poderes, códigos de honra, hinos, lista de regras, etc.
Um bom exemplo é a escola de Hogwarts, da série Harry Potter. Lá, os alunos são divididos em salas diferentes, tem suas regras, seus professores, seus lemas e seus tabus, assim como toda escola.
Crie mais personagens e cenários
Essa parte é simples: pegue as três primeiras lições e faça várias vezes!!
Faça mais personagens para o protagonista interagir, faça mais lugares para ele explorar, crie mais habilidades para ele aprender e assim, você estará expandindo a história de seu universo. Mas nunca, NUNCA FUJA DA HISTÓRIA PRINCIPAL!!!
Crie um antagonista marcante
Todo grande herói, tem um grande vilão.
Superman tem o Lex Luthor, Batman tem o Coringa, Goku tem o Freeza, Harry Potter tem o Lorde Voldermort, Nina tem a Carminha, e é assim.
Para cria-lo, faça ele ser o oposto do protagonista, o seu nêmesis, que é aquele em que estamos destinados a confrontar. Ele também deve ter suas habilidades parecidas com as dele e ser igual ou mais forte.
Um grande exemplo é o Raoh (cara de cabelo branco desta foto), vilão de Hokuto no Ken. Ele é um mestre das artes marciais e deseja conquistar o mundo na base da porrada, e seu maior inimigo é o herói Kenshiro (o de cabelo preto), também um mestre das artes marciais.
Crie confrontos e momentos épicos
E chegamos a cereja do bolo dos Shounen: os confrontos e os momentos!!
Quem não espera pelo momento em que o herói finalmente vai enfrentar o vilão e seus capangas? Ou espera pela disputa entre ele e seu melhor amigo? Ou espera o casal principal ficar junto? Ou até mesmo o encontro entre ele e seus familiares? Ou espera até a grande revelação da origem do protagonista?
Ao criar estes momentos, faça com a maior emoção possÃvel!! Você tem que fazer o leitor sentir a emoção do momento, como se ele estivesse presenciado pessoalmente e como se você mesmo estivesse lá!!
Crie um final perfeito
E assim, chegamos ao final desta aula, e da sua história!!
Por mais que você deseje prolongar a história, uma hora ele deve chegar o fim, e quando isso acontecer, siga estes passos:
- Faça o herói e os coadjuvantes conseguirem realizar seus objetivos;
- Resolva todos os assuntos pendentes da história;
- Esclareça todos os mistérios;
- Dê um castigo merecido aos vilões;
- Passe uma mensagem para seus leitores.
Assim que você criar sua história, publique-a na internet ou mestre aos amigos e parentes. E se quiser, mostre a alguma editora, quem sabe você não tem sua história indo parar nas bancas e livrarias?
E uma ultima dica para suas histórias...
USE SUA IMAGINAÇÃO!!!
E (é claro) crie um titulo para sua história.
http://maisboder.blogspot.com.br/
ResponderExcluirVisite esse meu blog, presciso de mais dicas, quero criar um shounem!!!!
Uma dica importante é nunca se limitar ao genêro, ou seja, a história do seu Shounen não pode só focar nas lutas, mas na narrativa.
ExcluirTente fugir de clichês ao criar seus personagens, como o cara frio, a garota nervosinha, o protagonista idiota, o velho tarado, etc.
Sempre faça uma pesquisa sobre o que você vai escrever. Ex: se você escreve uma história com elementos da mitologia grega, pesquise sobre a mitologia grega
E por ultimo, busque outras mÃdias para se inspirar, como videogames, quadrinhos, livros e até novelas.