VISUALIZAÇÕES

Páginas

domingo, 19 de julho de 2015

DRAGON BALL : DE GOKU ATÉ FREEZA


"Dragon Ball devia ter terminado na Saga Freeza"

Foi isso que o antigo editor de Dragon Ball, Kazuhiro Torishima, declarou durante uma coletiva sobre o novo filme da franquia, Fukkatsu no F, como vocês podem ver aqui.

Olhando por um lado, Torishima está certo, pois depois da luta contra Freeza, a série perdeu seu gancho principal, que é a busca pelas Esferas do Dragão. Depois disso, a história só se focou unicamente em lutas. Sem desmerecer as outras sagas (Cell e Majin Boo), a saga de Freeza representou o fim de um ciclo, que foi o do crescimento de Goku e sua transformação no guerreiro mais forte do universo.

Pensando nisso, farei uma analise da série desde o inicio das aventuras de Goku até a luta final contra Freeza. se vocês discordam ou não, peço-lhe que deixem nos comentários.



Resultado de imagem para Dragon Ball

O Treinamento de Son Goku- onde a história é apresentada

Dragon Ball começou com uma história simples: Goku era um órfão de 12 anos especialista em artes marciais e que vivia isolado nas montanhas. Após conhecer Bulma, ele fica sabendo que a recordação de seu avô, uma esfera de quatro estrelas, era um objeto chamado Dragon Ball ("Esfera do Dragão", daí o titulo da história) e contando com a sua, existiam sete e que reunidas, despertaria o dragão Shen Long, que podia lhe conceder qualquer desejo. A partir daí, ele passa a viajar com Bulma, sendo seu "guarda-costas", enquanto vai conhecendo o mundo, encontrando vários amigos e inimigos e aprendendo mais sobre as artes marciais, ficando cada vez mais forte.

A partir desse arco inicial, vamos conhecendo o protagonista e seus coadjuvantes, em aventuras cheias de aventuras e humor escrachado, causado principalmente pela ingenuidade de Goku. Aqui, os três elementos da obra se conectam: a história, os personagens, e o elemento central: as Dragon Balls.

Resultado de imagem para Dragon Ball Red Ribbon

Força Red Ribbon- o primeiro grande desafio

Logo após o fim do 1º arco, que culminou no 21º Torneio de Artes Marciais (Tenkaichi Budokai), a história começa a tomar novos rumos, expandindo o universo de Akira Toriyama. Aqui, somos apresentados aos primeiros antagonistas da história: a Força Red Ribbon.

Neste arco, as Dragon Balls ganham uma importância maior na história, virando o alvo da disputa entre o herói Goku e os vilões, culminando em momentos de pura adrenalina, com batalhas entre o protagonista e diversos oficiais do temível exército, com poderes e habilidades únicas, gerando grandes dificuldades para ele.

Resultado de imagem para Dragon Ball - Goku vs Tao Pai Pai

Desta etapa (que é a mais lembrada da 1ª fase, diga-se de passagem) , se destacam dois momentos: a primeira é a luta entre Goku e Tao Pai Pai, que causa os momentos mais sérios da saga, que é o assassinato de Bora e a primeira grande derrota de Goku.





E a segunda é a que mostra o maior exemplo da força de Goku: onde ele enfrenta sozinho todo o exército da Força Red Ribbon. Isso pode ser um clichê tipico dos heróis de ação dos anos 80, presentes nos filmes do Rambo ou mesmo em Tokusatsus, mas isso foi uma das maiores proezas que um protagonista pôde realizar. Pensem bem...Goku, uma criança, sozinha, armada apenas com um bastão e os próprios punhos, conseguiu derrotar uma horda de soldados armados até os dentes e até tanques, naves e todo tipo de veiculo!!


Resultado de imagem para Dragon Ball - Goku vs piccolo Daimao

Piccolo Daimao- o maior de todos os inimigos

Após o fim da Saga Red Ribbon, surge aquele que rouba toda a inocência da história: Piccolo Daimao.

Planejado inicialmente por Toriyama pra ser o desafio final de Goku, ele introduziu o vilão já realizando o primeiro grande impacto da história: a morte de Kuririn. E em seguida, a de Mestre Kame, que pela primeira vez, ele deixa sua imagem de velhinho tarado e passa a agir de forma séria, chegando a realizar o Mafuba, a única técnica que poderia derrotar o vilão, e que acabou lhe custando a vida.

Nota-se no antagonista que ele, assim como Goku, não é um ser natural deste mundo. De um lado, está Goku: nascido com uma superforça que foi aumentando devido a anos de treinamento e ainda possuía uma cauda de macaco, que é a fonte de sua transformação em Macaco Gigante (Oozaru). Do outro lado, estava Piccolo: também dotado de uma força descomunal, possuía a capacidade de se regenerar e ainda se reproduzir assexuadamente, além de poder voar. estava armado o ringue para o confronto entre dois superseres.




 O Herói contra o Monstro. O Bem contra o Mal. Uma luta que seria o ponto final do amadurecimento do protagonista, terminado somente quando ele se torna adulto, onde no 23º Budokai  Tenakichi, ele enfrenta o filho do seu maior inimigo...ou melhor, sua reencarnação.



Saiyajins- a hora da verdade

Depois da épica luta entre Goku e Piccolo, ficou mais do que claro que estes dois não são humanos. E a verdade vem na forma do personagem Raditz: Goku é um Saiyajin!!

A Saga dos Saiyajins é a fase mais dramática de toda a série, e que representa a maturidade de nossas vidas, onde a inocência da infância e da adolescência são substituídos pelas tristezas e dificuldades da vida adulta, e isso é mostrado pela mais impactante cena de todas: Goku morre na luta contra seu próprio irmão.

Resultado de imagem para dragon ball z piccolo sacrifice

 Um por um, vemos os heróis que aprendemos a amar serem mortos brutalmente pelos invasores, que por ironia, eram do mesmo sangue de seu grande amigo e fonte de inspiração. Yamcha, Tenshinhan, Chaos e Piccolo, que graças a Gohan, o filho de seu maior inimigo, deixou a maldade que havia em seu coração ao ponto de se sacrificar para salvar seu primeiro e único amigo.Não há como chorar ao ver um Kuririn desesperado clamando pela vinda de seu amigo...e sua ultima esperança.




O grande clímax e o grande confronto entre Goku e seu futuro rival, o grande príncipe guerreiro Vegeta. Um adversário com os mesmos poderes do herói e ainda muito mais forte do que o mesmo. Depois de Piccolo, esse foi o segundo grande combate de Goku, onde assim como o primeiro, passou por um grande sofrimento para alcançar a vitória, que desta vez, foi conquistada em equipe com seu grande amigo Kuririn e seu corajoso filho Gohan.





Freeza- o desafio supremo

Enfim, chegamos a "ultima" etapa da saga Dragon Ball.

Esta etapa é a que resolve muitas questões, como a origem de Goku e Piccolo, cujas raízes se conectam ao maior vilão de toda a saga: Freeza, o Imperador do Universo. E também foi a ultima vez que as esferas tiveram papel central na trama.

Tudo começou no planeta Vegeta, o lar da raça guerreira dos Saiyajins, cuja cultura espartana é o principal motor do Império Galatico, regido pelo dito regente, que conquistava planetas e os revendia a preços bem caros. Apesar de serem mestres da guerra, os Saiyajins eram submissos ao ser mais poderoso do universo, e a unica salvação para esse povo era na lenda de que nasceria um guerreiro que superaria todos os limites e derrubaria ao seu reinado: o Super Saiyajin.

Temendo esse dito salvador, Freeza exterminou todos os saiyajins, e partindo em busca da vida eterna, ele tomou conhecimento daquelas que seriam a chave de sua ambição:as Dragon Balls. E assim, partiu para o lugar de origem delas: o planeta Namekusei.

E assim, esta armado o cenário para a guerra final pelas Dragon Balls. De um lado, Freeza e seu exército, em busca da vida eterna. Do outro, Goku e seus amigos, que querem reviver seus amigos e as esferas da Terra. No meio, esta Vegeta, agora um lobo solitário que luta por si só.




E assim, começa a maior de todas as batalhas da história dos animes!!

No final, ocorre o tão esperado encontro entre o herói e seu nemêsis. Salvador contra Destruidor. Deus contra Demônio. Bem contra o Mal. No meio da dor e da fúria, Goku atinge seu ápice, todos seus anos de aventuras e batalhas finalmente o levaram ao tão esperado momento, onde a profecia de seu pai Bardock  se cumpre...

GOKU SE TORNA O SUPER SAIYAJIN!!!



Assim, se encerra o ciclo de Goku, Pode-se observar nas sagas posteriores que ele quase não participa das batalhas, e que a história dá mais destaque aos coadjuvantes, em especial Gohan, que deveria ter sucedido o pai no papel de defensor da Terra e encerrado de vez Dragon Ball, caso a Saga de Majin Boo não tivesse sido criada.



2 comentários:

  1. Totalmente de acordo!
    Tenho a opinião de que Dragon Ball deveria mesmo ter terminado com a saga de Freeza.
    Imaginem se o final de Dragon Ball acontece com a destruição de Namek.
    E caso Goku e Freeza permanecessem mortos após a batalha mais incrível de todos os animês, Dragon Ball teria sido ainda mais épico do que ele é.

    ResponderExcluir
  2. Ou então deixar Goku vivo e deixando seu destino em aberto no final da saga, fazendo os fãs imaginarem como ele sobreviveu ou qualquer outra coisa.

    ResponderExcluir