OS RICOS DA FICÇÃO: VILÕES OU MAL-COMPREENDIDOS?


Resultado de imagem para a fabulosa aventura de sharpay

Acho que posso responder essa pergunta com a citação de Leandro Reis no site "Quota":

  • Os mais ricos são os que detêm o maior poder, são os que podem governar e afetar a vida de um grande número de pessoas. Sendo assim um vilão rico é capaz de causar um estrago bem maior do que um vilão pobre. O que vai matar mais gente, uma pistola ou uma bomba atômica?
  • Um herói pobre é capaz de gerar mais empatia pelo simples fato de que a maior parte do público também não está no mundo dos milionários. As pessoas tendem a apoiar os seus iguais. Quando você vê o Peter Parker (Homem-Aranha) se matando para conseguir dinheiro e ajudar em casa você consegue se enxergar ali na mesma situação.
  • O efeito Robin Hood. O povo é oprimido pelos mais ricos e surge um herói que consegue reunir e organizar a população gerando uma represália capaz de mudar a vida de todos.
  • Um herói pobre conseguindo destruir os planos de um vilão rico é um ato muito mais impressionante do que se os dois estivessem no mesmo patamar de riqueza. A astúcia e o esforço necessários são muito maiores. Você não consegue simplesmente chegar em um centro financeiro, um castelo do mal, uma mansão muito bem guardada e sair acabando com os planos do vilão se você não tiver um plano realmente bem feito.

 Resultado de imagem para spider man 2002 the game



Em muitas obras da ficção, vemos o conflito de classes disfarçada da eterna luta entre o bem e o mal. E o final é sempre o mesmo: o pobre  bom sempre vence e o rico mal é derrotado. Isso não é uma mensagem subliminar: é só ver as novelas que suas mães assistem.


A moral da história: se você acreditar em seus sonhos e nunca desistir, eles se tornaram realidade...mas se você tem tudo o que uma pessoa sempre quis, você é o (a) vilão (ã) da história. E acho que não poderia ter feito escolha melhor pra ilustrar a capa desta postagem do que Sharpay Evans (Ashley Tisdale), a "vilã" da trilogia High School Musical.


Resultado de imagem para sharpay evans



Quem assistiu a pelo menos um filme da trilogia musical da Disney, tem a primeira impressão de que ela é a malvada da história, simplesmente por ser o esteriótipo favorito de Hollywood: a riquinha mimada que maltrata a mocinha pobre por ela se apaixonar pelo garoto mais lindo da escola. A chamada "Patricinha". E quem vê isso não enxerga nela a melhor personagem feminina já criada pela casa do Mickey Mouse, e a coloco no mesmo patamar que Elsa e Anna, Star Buttlefly, Mabel Phines, Moana e demais princesas, principalmente Rapuzel e Bela.

Tanta duvida eu tenho da "maldade" da Sharpey quanto dos supostos mocinhos da série, como vocês podem ver no vídeo abaixo:



A luta de classes sempre fez parte do imaginário humano. O cidadão trabalhador de classe média pode chegar em sua casa depois de oito exaustivas horas de seu ingrato emprego e reclamar de que tem contas a pagar, não sobra dinheiro pra comprar o carro dos sonhos, etc, mas em compensação, pode se sentar na poltrona de sua sala, ligar a televisão e ver "Rocky - Um Lutador", onde o personagem titulo de Silvester Stallone - um boxeador pobre da Philadelfia - derrotando Apollo Creed - um rico e bem-sucedido boxeador - em uma luta transmitida por todo o país.




No fim das contas, tudo o que queremos não é ver o bem vencendo o mal, mas o pobre vencendo o rico. E se isso é verdade, então não teríamos super-heróis como Batman e Homem de Ferro, alter-egos de milionários que usam sua vasta fortuna para defender os fracos e oprimidos e salvar o mundo das forças do mal.

Resultado de imagem para batman



Bruce Wayne: herdeiro de uma grande fortuna, viu seus pais serem mortos diante de seus olhos ainda criança, passando a usar seu dinheiro para viajar pelo mundo para treinar a mente e o corpo e se tornar um combatente contra o crime que destruiu sua família.

Para um operário, ele é só um playboy que se veste de morcego pois tem medo de encarar a vida real. Um herói rico que bate nos pobres... e foi um pobre quem tirou a vida de seus pais.

Respondam: pode ser considerado vilão um homem rico e traumatizado que deseja trazer justiça ao mundo só por ele combater criminosos pobres...que também fazem mal a outros pobres?

Não se esqueça que a maioria de seus arqui-inimigos também tem a conta bancária com dez dígitos!


Imagem relacionada


O Homem de Ferro então? Muita gente o conhece apenas pelo Universo Cinemático da Marvel. Tem uns que o adoram e outros que o odeiam, principalmente por ele ser um playbozinho rico, mimado e arrogante, e até hoje tem gente que culpa ele pela Guerra Civil, e pelos Vingadores terem se separado. Mas um herói precisa mesmo ser um monumento da moral e dos bons costumes como o Capitão América?  Tony Stark é arrogante, impulsivo, teimoso, egoísta e ainda por cima, alcoólatra...defeitos que qualquer um de nós tem, seja rico ou pobre. e isso não o torna menos herói do que Peter Parker ou Steve Rogers. Pantera Negra hoje é o herói mais popular dos últimos tempos, e ele é um rei!

Você pode até não gostar do Homem de Ferro, mas fala sério, você gostaria de ter metade da fortuna que ele tem, com direito a uma mansão em Malibu em frente para o mar e cinco ou dez Lanborghinis.

Resultado de imagem para rocky balboa

Todo mundo quer ser rico e famoso, isso não se pode negar. Veja Rocky Balboa: começou como um amador que fazia bicos pra mafiosos nas horas vagas, teve a chance de ter uma luta contra um profissional e o venceu ainda na revanche, ficando rico e famoso, chegando até a vencer a Guerra Fria derrotando um super lutador russo. Ele se tornou um vilão por ter se tornado alguém que ele lutou a vida inteira pra ser? Ninguém aprende a andar pra chegar a lugar nenhum!


Não é, Tio Patinhas?!! Você que teve uma infância pobre e aprendeu que cada centavo importa, e hoje é o pato mais rico do mundo!

Resultado de imagem para tio patinhas frases




FONTE

Reis, Leandro. Por que a MAIORIA dos mocinhos/heróis da ficção são pobres e os vilões ricos?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRETTY SOLDIER SAILOR MOON (2003)

KAZE AND THE WILD MASKS

OS INACREDITÁVEIS ( E BIZARROS) QUADRINHOS ABRIL DOS TOKUSATSUS DA MANCHETE