VISUALIZAÇÕES

Páginas

segunda-feira, 15 de junho de 2020

SAILOR MOON - INFLUÊNCIAS E INSPIRAÇÕES



Sailor Moon é uma obra que dispensa comentários, mas o que muitos não sabem é sobre as inspirações de sua mitologia, que aborda desde a cultura budista até a mitologia grega e cristã, que serão discutidas nesta postagem.



Usagi - O Coelho da Lua

Todo mundo sabe que o nome da protagonista-titulo significa "Marinheira da Lua", mas saiba que ela foi inspirada em uma das mais populares lendas asiáticas: o Coelho da Lua.


Esta lenda possui duas versões: na primeira, uma deusa foi transformada em coelha como castigo por seus crimes, e acabou sendo acolhida pela deusa da lua, que a tornou defensora de seu castelo, e assim, foi perdoada de seus crimes e pode voltar a terra.

Já a segunda, conhecida como "A Fábula do Viajante Faminto", conta sobre um mendigo que encontrou-se com um urso, uma raposa e um coelho, que o alimentaram. O coelho, que não era forte e nem esperto para ajuda-lo, se atirou no fogo para que o mendigo pudesse alimentar-se de sua carne. Porém, o mendigo se revelou como o espirito da lua, e para pagar o coelho por seu sacrifício, o levou consigo para a lua, de onde ele pode observar seus dois amigos e fazer bolinhos de arroz para eles.

Esta história também foi referenciada no anime Saint Seiya, onde Shun usou seu cosmo até o limite
para aquecer Hyoga após ser libertado do esquife de gelo de Camus de Aquário



As duas versões da lenda serviram de base para a colegial que foi escolhida pelos poderes da Lua para ser a guerreira que defenderá a terra...ou era o que todos pensavam.


O Milênio de Prata e o trágico amor de Serenity e Endymion


Com o avanço da história, Usagi descobre ser a reencarnação da princesa do Reino da Lua do período conhecido como Milênio de Prata, que foi inspirado na Era de Ouro da Mitologia Grega, que a descreve como um período de paz e prosperidade que terminou com a queda do homem, similar ao mito do Jardim do Éden do cristianismo. O seu eterno romance com seu amado Mamoru teve como base a lenda de Selene, a Deusa da Lua na mitologia grega, que ao visitar a Terra, se apaixonou pelo pastor Endymion e acabaram se casando e tendo muitos filhos. Mas Selene sabia que um dia, Endymion envelheceria e morreria, e pediu para Zeus lhe dar a vida eterna, e assim ele fez, com a condição de que ele dormiria para sempre, e desde então, a deusa visita seu amado todas as noites para lhe dar um beijo de boa noite.

Mas é claro que isso não seria uma história de amor se Naoko Takeuchi tivesse pegado emprestado a história de amor mais famosa de todos os tempos: Romeu & Julieta...que por sua vez, foi inspirada em uma lenda da mitologia grega: Píramo e Tisbe. Só que desta vez a treta é entre o Reino da Lua e o Reino da Terra, claro, causado pelo Rainha Beryl. Mas o final é o mesmo.

Teria sido o Milênio de Prata o Jardim do Éden?





As Quatro Guardiãs

Claro que nossa heroína não seria nada sem suas fieis companheiras, que no passado, eram suas protetoras e amigas, como os Quatro Animais Sagrados da mitologia chinesa, que simbolizavam as estação do ano e os pontos cardeais, além de cada um dominara um determinado elemento.

  • Genbu, a Tartaruga Negra do Norte - Sailor Mercury - Inverno - Água
  • Senryu, o Dragão Verde do Leste - Sailor Jupiter - Primavera - Madeira/Trovão
  • Byakko, o Tigre Branco do Oeste - Sailor Vênus - Outono - Metal/Luz
  • Suzaku, o Pássaro Vermelho do Sul - Sailor Mars - Verão - Fogo

Além disso, cada Sailor carrega uma virtude característica de seu animal e do planeta que simboliza de acordo com a astrologia. 


  • Ami Mizuno/Mercury tem a sabedoria, o que explica sua dedicação aos estudos; 
  • Rei Hino/Mars representa a ética, simbolizada por sua devoção ao xintoísmo; 
  • Makoto Kino/Júpiter possuí a benevolência, caracterizada por seu jeito meigo em contraste a sua grande força física; 
  • Minako Aino/Vênus é a retidão, por seu passado como a heroína Sailor V e por seu papel de líder das Guerreiras Sailor.

Os Si Xiang representados em Beyblade:
Dragoon (Senryu), Drigger (Byakko), 
Draciel (Genbu) e Dranzer (Suzaku)





Os Quatro Generais do Dark Kingdom



Conhecidos como os primeiros inimigos de nossas heroínas, os quatro generais do Dark Kingdom (Reino das Trevas, chamado no brasil de Negaversus), assim como as Sailors, também foram inspirados em figuras da mitologia asiática, nesse caso, os Quatro Reis Celestiais do Budismo/Taoísmo. Além disso, seus nomes vem das pedras encontradas nas regiões onde se localizam suas tropas.

Zoisite é Tamon-ten, que governa as tropas do norte - a Europa - e sua pedra se encontra na Noruega, Suíça e Áustria;

Jadeite é Zouchou-ten , que governa as tropas do sul - o Extremo Oriente - e sua pedra se encontra em Itoigawa, no Japão;

Kunzite é Jikoku-ten, que governa o Oriente - o Oriente Médio - e sua pedra se encontra no Afeganistão e no Paquistão;

Nephrite é Koumoku-ten, que governa o Ocidente - a América do Norte - e sua pedra se encontra nas costas do Oceano Pacifico e Atlântico



As Sailors e os Deuses


Marte: Rei Hino possuí o temperamento combativo do deus da guerra. Segundo a mitologia, Marte foi o pai de Rômulo e Reno, os gêmeos fundadores de Roma, enquanto que sua contraparte grega, Ares, é pai de Phobos e Deimos, os nomes dos corvos da Sailor e das duas luas do seu planeta guardião.

 

Mercúrio: Ami Mizuno herdou a inteligência do deus, que logo ao nascer, criou a lira - o que mais tarde inspirou seu golpe "Rápsódia de Mercúrio". Seus poderes de água vem da Mercuralia, festival romano que cai em 15 de Maio, onde os mercadores regam suas cabeças e suas mercadorias perto nos poços de Mercúrio.

 

Jupiter: Makoto Kino é bela, forte e protetora, como o deus que a inspirou. Acho que nem preciso falar de onde vem seus raios.

 

Venûs:  Minako Aino foi a primeira guerreira a lutar pelo amor, sentimento que ela carrega até na batalha. Vênus também era amante de Marte, o que explica ela e Rei serem lésbicas na série Live-Action de 2003.

 

Saturno: Hotaru Tomoe nasceu carregando a sina de seu deus, morreu e ressuscitou duas vezes, e seu poder já destruiu o mundo. Empunha uma alabarda, uma referência a foice que seu deus carrega, e também a arma da morte.

 

Urano e Netuno:  Setsuna Tenoh e Michiru Kaioh nasceram para ficar juntas, assim como seus planetas guardiões. O primeiro é o deus do céu, aquele que criou o mundo ao lado de Gaia, a deusa da terra, o que explica os golpes da Sailor serem baseados neste elemento. E o outro é o deus dos mares. Os dois planetas que levam seu nome, unidos, representam o símbolo da homossexualidade.

 

Plutão:   Setsuna Meioh é a guardiã do Portal do Tempo, a força que controla a vida e a morte, assim como seu deus, e por isso, é eternamente jovem.






Os Três Talismãs e o Messias


De volta a mitologia oriental, temos os três talismãs que as Sailors do Sistema Solar Externo carregam, inspirados nos três tesouros sagrados da mitologia japonesa:


Espelho das Águas Profundas, de Sailor Neptune, é uma referência ao Yata no Kagami, espelho forjado pelos deuses para enganar Amaterasu e fazê-la sair de uma caverna. Quando ela se contemplou nele, trouxe a luz do sol ao mundo.

Orbe de Granada, de Sailor Pluto, é a joia Yasakani no Magatama, que dizem ter o poder de guardar a alma de seu dono e transmiti-la a outra pessoa. Simboliza a passagem da autoridade e do poder de Amaterasu para governar o Japão a seus descendentes.

Já a Espada Espacial de Sailor Uranus é uma versão da Kusanagi Tsuguri, encontrada pelo deus da tempestade, Suzanoo, em uma das caudas de um monstro. Foi presenteada a Amaterasu como arrependimento dos males que causou e representa força e coragem.


Taça Lunar



O arco "Infinity"fleta com a mitologia judaico-cristão, em especial o messianismo, que prega que um salvador escolhido por Deus descerá a Terra para livrar a humanidade do mal e governa-la em uma era de paz eterna. Para nós cristãos, esse salvador será Jesus. Além disso, surge na história o Cálice Sagrado (chamado no Brasil de "Taça Lunar" na -péssima- dublagem brasileira do anime clássico), que é nada mais que o Santo Graal, a taça que supostamente foi usada por Jesus Cristo na Santa Ceia e que também foi usada para guardar seu sangue após sua morte na cruz.


No dito arco, as Sailors precisam impedir que os vilões se apoderem dos três talismãs que libertarão o messias do silêncio que destruirá o mundo, que se revela Hotaru/Sailor Saturn. No fim, Usagi usa o poder do Cálice Sagrado (chamado no Brasil de "Taça Lunar") para se transformar em Super Sailor Moon e salvar o mundo, revelando-se a messias da luz que guiará o mundo para uma nova era: o Milênio de Prata.

 

OBS: No Japão, Saturn se pronúncia "Satan"...e acho que você entendeu o trocadilho!


 


Por fim, temos a adorável família de gatinhos formada por Luna, Ártemis e Diana. Até aí, nenhuma novidade: "Luna" é Lua em espanhol, Ártemis é o nome da deusa grega da lua e Diana é a deusa romana também da lua. 


Um comentário:

  1. Ótima postagem!
    Desconhecia várias destas referências!
    Muita informação interessante!

    ResponderExcluir