VISUALIZAÇÕES

Páginas

sábado, 13 de fevereiro de 2021

POR QUE "STREET FIGHTER VICTORY" É O MELHOR ANIME BASEADO EM GAMES

 


Desde que os games surgiram, vários desenhos animados com estes personagens foram produzidos nos EUA para divulga-los, desde o Pac-Man da Hanna-Barbera até o recém anunciado Sonic Prime da Netflix, e no Japão não foi diferente, tendo como exemplos honrosos Dragon Quest Dai no Daibouken (que ganhou um remake espetacular em exibição) e claro, Pokémon, produzido em 1997 e em exibição até hoje. O fato é que os japoneses não os transformaram em meros comerciais animados com os heróis se envolvendo em uma história boba, enfrentando os vilões que bolam planos idiotas para no fim serem obviamente derrotados  e tudo terminando com os personagens que controlamos nos consoles rindo de alguma piada que não faria nem o Didi rir, eles trataram de dar a eles personalidades marcantes e uma história com começo, meio e fim, sendo muito fiel a mitologia estabelecida nos videogames.

E um destes games foi o game de luta que criou os games de luta.

Eu lhes apresento hoje a primeira de três matérias dedicada aos Guerreiros Mundiais, começando com o maior clássico das manhãs dos sábados do SBT: Street Fighter Victory, na qual eu considero a melhor série animada baseada em games, e eu direi porquê.



A história não se prende ao game

Produzida em 1995 pelo Group TAC, o anime é uma livre adaptação do game da Capcom, se passando em um universo alternativo que apresenta Ryu e Ken  viajando pelo mundo para se tornarem mais fortes, e claro, se encontrando com rostos conhecidos pelo caminho, até a dupla cruzar com a organização criminosa Shadaloo, liderada pelo temível Bison.

A história tomou muitas liberdades, como o rejuvenescimento dos personagens para se adaptar a seu publico alvo, como Ryu e Ken, que tem 17 anos, e Chun-Li com 15, além de terem suas aparências modificadas, mas sem se desviar de sua forma original. Ryu já não tem sua famosa faixa vermelha na testa, Sagat não tem tapa-olho e nem a cicatriz no peito e a farda de Bison é azul ao invés de vermelha (vai ver os produtores apertaram o botão de chute XD). Infelizmente, para dar mais coerência a história, alguns personagens ficaram de fora, como Blanka e E.Honda, e alguns nem mesmo lutam, como Dhalsim e Balrog, que aqui virou um agente infiltrado na Interpol..

Mas a história vai muito mais além de só vermos os heróis andando por aí e lutando. O anime aborda o tráfico mundial de drogas, polêmica em voga na época e ainda atual, apresentando a organização Ashura, um braço da Shadaloo que age ao redor do mundo, dando a série um ar de filme policial, tornando-a muito mais interessante.




Representação definitiva dos personagens

Uma história só é boa se seus personagens forem melhores. O anime de Street Fighter nos entrega aquela que pode ser considerada a melhor versão dos seus personagens. Ryu é um Goku 2.0: brincalhão, só pensa em lutar  e capaz de comer uns dez pratos de ninho de codorna (ou seja lá o que for aquele prato), além de gravar em nossas mentes pelo resto da vida a cena em que ele gira os braços para formar o Hadouken. Ken é um playboy metido a galanteador, mas um grande lutador. Chun-Li é uma adolescente meiga, mas boa de briga ( e esta é a primeira vez que seu pai - o delegado Dubal - Não morre e tem uma participação maior). Guile é o bom e velho militar casca-grossa e por aí vai. Cada personagem não é só uma mera montanha de porrada, cada um tem um momento e uma função, seja como rival, inimigo ou apenas para dar conselhos importantes, como Dhalsim, que ensina Ryu e Ken a dominarem o poder do Hadou, que os leva a criarem suas técnicas definitivas: Hadouken e Hadoushoryuken.



Combates inesquecíveis

Agora chegamos aonde queríamos: lutas!!!

Esqueça Dragon Ball Z e Yu Yu Hakusho! Street Fighter Victory é o melhor anime de luta dos anos 1990. A série inteira nos apresenta os melhores combates já animados, com toda a beleza e adrenalina das artes marciais, com movimentos realistas dos respectivos estilos de seus personagens embalados por uma trilha sonora impactante. Destaque honrosa para as lutas Ryu VS Guile, Ken VS Vega, Ryu (possuído por Bison)VS Ken e Ryu & Ken VS Bison, a melhor batalha final já vista nos animes.



O verdadeiro sentido das artes marciais

Toda história em qualquer mídia, carrega uma lição, uma mensagem ou uma critica. 

Ryu e Ken nos são apresentados como jovens lutadores talentosas, mas sua arrogância os tornou vitima de sua primeira derrota, e assim, perceberam que o mundo é maior que eles, e por isso, devem conhece-lo e aprender com ele. Ao encontrar-se com outros lutadores ao redor do mundo, eles vão se aperfeiçoando, mas após o encontro com Dhalsim, que os chamam de "bestas" por sempre buscarem a luta, são atingidos por uma questão: eles estão se aperfeiçoando apenas pelo prazer de lutar?

No fim, após vencerem o terrível Bison e seu Psycho Power, Ryu e Ken percebem que não são diferentes de seu maior inimigo, e agora que descobriram que possuem um grande poder, eles tem a responsabilidade de doma-lo, aperfeiçoando o corpo e a mente, ou serão corrompidos por ele. Esse é o o verdadeiro sentido das artes marciais.


NÓS VAMOS AO ENCONTRO DO MAIS FORTE!!!











Nenhum comentário:

Postar um comentário