VISUALIZAÇÕES

Páginas

domingo, 14 de agosto de 2022

METAL HEROES - A franquia que não era uma franquia

Os Metal Heroes (da esquerda pra direita) - Janperson, Jiraya, Jiban,
Gavan, Redder ( de Exceedraft), Blue Beet (de B-Fighter) e B-Fighter Kabuto

Muito se tem falado sobre os tais Metal Heroes, que nada mais é do que séries com heróis que usam armaduras ou que são robôs, e muitos o colocam como uma franquia como Kamen Rider e Super Sentai, e isso acabou sendo oficializado pela própria Toei, a produtora destas séries. Mas eu penso o contrário e vou dizer porque.


Sharivan, Gavan e Shaider



A "franquia" Metal Hero pode ser datado de 1982, com a estreia de Uchuu Kenji Gavan, até 1998, com Tetsuwan Tantei Robotack.  No entanto, já existia uma franquia com Gavan, seguido por Uchuu Kenji Sharivan de 1983 e Uchuu Kenji Shaider de 1984, que formaram a trilogia Uchuu Kenji (Policiais do Espaço ou Detetives Espaciais), que em 2012 foi ressuscitada em uma trilogia de filmes chamada Next Generation.




Em 1985, a Toei , após o baixo desempenho de Shaider, decidiu criar uma série totalmente nova e diferente das séries anteriores, e assim surgiu O Fantástico Jaspion ( Kyujuu Tokusou Juspion). A partir daí, foram criadas somente séries independentes e com temas variados - Spielvan (1986), Metalder (1987), Jiraya (1988) e Jiban (1989).


Entre 1990 e 1992, a Toei deu origem a uma nova franquia chamada Rescue Heroes, com equipes de policiais formada por humanos e androídes que enfrentavam criminosos comuns e resgatavam suas vitimas. A trilogia foi composta pelas séries Winspector, Solbrain e Exceedraft.




Em 1993e 94, mais uma vez surgem outras séries independentes, Tokusou Robo Janperson e Blue Swat, mas ainda mantendo o tema policial iniciado em Winspector.


Em 1995, surge mais uma franquia: B-Fighter, composta por Juukou B-Fighter e sua sequência, B-Fighter Kabuto, trazendo estudantes que usam armaduras de inseto para defender a terra de invasores dimensionais, em histórias com forte mensagem ambiental.


Em 1997, os animes e séries de ação estavam saturados, e por isso, a Toei resolveu apostar em algo diferente com Kabutack e sua meio-sequência Robotack, de 1998, que foram comédias infantis estreladas por simpaticos robozinhos em forma de bichos, mas que acabavam se transformando em robôs de batalha.


No fim das contas, os Metal Heroes nunca forma uma franquia como muito dizem, mas sim uma sequência de séries diferentes tendo como única semelhança heróis que vestiam armaduras, ou eram robôs. Kamen Rider, Ultraman e Super Sentai ( e consequentemente, Power Rangers) são sim franquias, pois são séries que possuem seu próprio universo e que mantém o nome e as caracteristicas dos heróis que lhe deram origem. Se fosse assim, todos seriam "Uchuu Kenji" - Uchuu Kenji Jaspion, Uchuu Kenji Jiraya, etc.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário