"Tokusatsu" é o termo japonês que siginifica "efeitos especiais", sendo usado para toda e qualquer produção audiovisual que se faça uso dessas técnicas, mas na cultura pop, virou sinônimo de séries de super-heróis ou mesmo filmes de monstros gigantes como Godzilla.
Nos anos 80, ocorreu uma grande febre de tokusatsus no Brasil com Jaspion e Changeman, terminando nos meados dos anos 90, com o sucesso dos animes graças a Cavaleiros do Zodiaco.
Enquanto os animes se popularizaram em todo o mundo graças aos serviços de streaming como Crunchyroll, os tokusatsus foram reduzidos a um mero nicho, com poucos fãs e investimento, e o pior é que ainda insistem na nostalgia, forçando os mesmos sucessos do passado, como o já citado Jaspion, Jiraya, Kamen Rider Black, etc.
Mas hoje, vou apresentar cinco séries tokusatsu para você conhecer o gênero, não necessariamente inéditas aqui no Brasil, mas que são elogiados por sua qualidade e se tornaram referências para novas produções, e dedico este artigo tanto para quem já é fã de longa data como pra quem ainda nunca viu algo do tipo, ou mesmo para quem acha que é tudo "Power Rangers".
1. Ultraman Tiga
Produzido pela Tsuburaya em 1996 para comemorar os 30 anos da franquia, Tiga foi a primeira série da franquia após um longo hiato, e resgata o clima de ficção cientifica das séries anteriores, fazendo com que você se sinta assistindo o primeiro Ultraman ou mesmo o clássico Ultraseven, além de ter contando com efeitos especiais inovadores para a época, além de introduzir novos elementos, como a habilidade do herói de mudar de forma para consegui novos poderes para enfrentar os monstros, que estão entre os melhores já produzidos. Destaque para o longa metragem A Odisséia Final, que entrega uma bela conclusão para a história.
2. Kamen Rider Kuuga
Contando com um clima sério digno de filme policial, Kuuga foi a série que renasceu a franquia Kamen Rider após a morte de seu criador, o lendário mangaká Shotaro Ishinomori. Produzida no ano 2000 pela Toei, a série conta com o enredo do herói que aprende a usar seus poderes para enfrentar monstros assasinos que disputam entre si em um macabro jogo, assumindo novas transformações, cada uma com suas habilidades, vantagens e fraquezas. Seu ótimo roteiro o tornou um clássico entre os fãs, comparavel com o clássico Kamen Rider Black.
3. Chojin Sentai Jetman
Série da franquia Super Sentai de 1991, que teve como representantes mais famosos aqui no Brasil Changeman e Flashman, e anos depois, deu origem aos Power Rangers. Conhecida como a melhor de todos os tempos, por mostrar os heróis lutando contra seres de outra dimensão e seus próprios sentimentos, onde os membros se envolvem em um triângulo amoroso, culminando em um dos mais tristes e belos finais de todos os tokusatsus.
4. Uchuu Kenji Gavan
A inovadora série de 1982 que deu origem aos Metal Heroes, na qual pertence Jaspion e muitos outros que apareceram em nossas Tvs, mostra o Policial do Espaço Gavan, um herói altamente tecnologico lutando para impedir a invasão de uma organização criminosa alienigena, tendo em mãos poderosos veiculos e uma poderosa espada laser. Com um elenco carismático, cenas de ação alucinantes e uma trilha sonora contagiante. Seu sucesso rendeu duas continuações: Sharivan e Shaider.
5. Garo
Produzida em 2005 pelo renomado cineasta e artista plástico Keita Amemiya, conta sobre um Cavaleiro do Makai (Mundo das Trevas) que vem ao nosso mundo para combater os Horrors, demônios que saem de quadros ganhando vida graças aos sentimentos negativos dos humanos. É um dos poucos exemplos de tokusatsu voltado para o público adulto, com efeitos especiais e visual pouco convencionais, além de um enredo mais maduro e complexo, indo muito além da velha história Herói Vs Monstros. A série também rendeu uma franquia, que conta até um anime, e é muito fácil de acompanhar por ter poucos episódios devido ao alto custo de produção.
Comentários
Postar um comentário