VISUALIZAÇÕES

Páginas

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Dragon Ball Z Kakarot

 



Ano 2000.

As 15h30, você corria para a frente da TV, ligava na Band e após aguardar o final de algum filme ruim dos anos 90, aparece uma tela avermelhada, e no centro, uma esfera amarela com uma estrela laranja no centro, enquanto uma estilizada letra Z descia.

DRAGON BALL Z!!!

Assim anunciava o locutor, e pelos próximos quatro anos, você passaria o tempo com lutadores de artes marciais que voavam e disparavam raios de energia pelas mãos, que liderados pela versão adulta do simpático menino do anime que você via nos sábados do SBT agora uma lembrança distante, defendiam a Terra e o universo de um imperador maligno, seguido por androides assassinos e finalmente, um demônio rosa com poder de transformar pessoas em chocolate.

E nesse meio tempo, você corria nas bancas atrás de uma revista com alguma imagem desses grandes guerreiros, e descobrindo informações e até novas aventuras; além de ir em alguma loja para gastar sua mesada em bonecos com apenas os braços como ponto de articulação, para simular as batalhas que testemunhou e até criar novas, criando seu museu dedicado a seus heróis que eram completadas com cards, figurinhas e brindes de doces.

Goku, Gohan, Piccolo, Vegeta, Kuririn, Bulma, Chichi, Trunks, Freeza, Cell, Majin Buu, Androide 18, Androíde 17, Androíde 16, Ginyu, Mr.Satan Videl, Grande Saiyaman, Goten...você guardaria esses nomes e suas imagens pelo resto de sua vida.

E...claro! Como eu poderia me esquecer dos videogames?

Era simplesmente glorioso ver esses mesmos personagens recriados em pixels ou polígonos, seja já aposentado Super Nintendo ou no popular Playstation. Nunca vou esquecer aquele game de SNES onde você lutava em uma tela dividida, esfregando o direcional e esmagando os botões para ver seu herói favorito disparar aquelas rajadas de energia que tanto te fascinavam. E eram sempre Luta ou RPG.

"Mas e se...inventassem um jogo de aventura? Onde você podia controlar o Goku e sair voando pelo cenário? ", pensava você.

E vinte anos depois...o sonho se realiza!!

E em homenagem a criança que fui assim como vocês, eu orgulhosamente trago a vocês o game de nossos sonhos!!




Desenvolvido pela Cyber Connect 2, a mesma por trás da maravilhosa série Naruto Ultimate Ninja, o game é um RPG de ação que recria as quatro sagas de Dragon Ball Z: Saiyajins, Freeza, Cell e Majin Buu; e vai mais além ao colocar sub-histórias canônicas que contam detalhes que foram omitidos no anime e no mangá, explicando alguns detalhes do universo da série e cobrindo muitos furos deixados na história.



O titulo te coloca em um grande mundo aberto que é uma cópia perfeita do mundo criado por Akira Toriyama. A Montanha Paozu, a Casa do Kame, o Templo de Kami-Sama, o Planeta Namekusei...todos os cenários que conhecemos recriados fielmente, de uma forma jamais vista nos títulos anteriores. A sensação de andar pela praia onde vive o Mestre Kame chega a encher os olhos de lágrimas de nostalgia. 

Os personagens são muito bem modelados e coloridos, desde os principais até mesmo os NPCs, que variam de humanos até os famosos animais humanoides, sem falar nos inimigos que estão espalhados pelo cenário. O game ainda traz de volta personagens que foram esquecidos no primeiro anime da franquia, como o Androide 8, Nam, Tao Pai Pai e até Arale, a simpática menina-robô do anime Dr Slump ,o primeiro grande sucesso do pai de Goku.

E tem até personagens que ninguém esperava aparecer...mas você vai ter que descobrir.



Você terá o prazer de ter como personagens jogáveis Goku, Gohan, Vegeta, Picollo e Trunks, além de ter Kuririn, Yamcha, Tenshinhan, Chaos e outros como personagens de suporte, em uma  jogabilidade que se  reveza em exploração e combate. 

No primeiro, você explora o mundo com os cinco guerreiros principais, falando com os personagens que lhe darão missões em troca de itens, colhendo frutas, minerais e até caçando animais para comer. Você pode ir andando ou correr, nadar e mergulhar no oceano, e até fazer aquilo que nós sonhamos em um game da franquia: voar pelo cenário e em alta velocidade!!

Até você achar um inimigo pelo caminho...

E aí, meu amigo, vem a hora que todos esperavam: PORRADARIA ANIME!!!

O sistema de combate é em tempo real, e muito similar aos títulos da série Budokai Tenkaichi e Xenoverse, onde você luta com seu Guerreiro Z  em pleno ar, com um botão para bater e um para soltar rajadas de energia, além de um botão para esquivar rapidamente e outro para carregar o Ki. Você pode montar uma equipe de três guerreiros, sendo dois controlados pelo computador que te ajudaram na batalha. Tocando nos botões LB e RB, você tem acesso aos ataques especiais de seus personagens, como Big Bang Attack, Makankosappo, Kienzan e o clássico Kamehameha; e com os botões RT e LT apertados juntos, você acessa as transformações que fizeram (e ainda fazem) a cabeça dos otakus. E por fim, durante a pancadaria, o medidor de poder vai enchendo aos poucos, e quando completa, você pode encher seu Ki até liberar todo o poder do seu personagem, deixando seus golpes mais fortes; e ainda, quando o medidor de seus personagens de suporte encherem, vocês podem usar um ataque combinado pra decidir a vitória.

Os comandos são rápidos e respondem bem, e mesmo o jogo exigindo o uso de todos os botões do joystick, a curva de aprendizado é fácil e a tela lhe mostra os botões que você deve acessar, deixando tudo mais agradável e intuitivo para quem está começando a jogar, e com pouco tempo, você já terá pego o jeito da coisa.



Como dito antes, Kakarot é um game de mundo aberto, mas não quer dizer que você pode sair por aí fazendo o que quiser como em GTA. O mundo é dividido em áreas especificas, mas ambas muito grandes e ricamente detalhadas, e conforme você avança no jogo, novas áreas serão destravadas, como o planeta do Supremo Senhor Kaioh. Para ir de um para outro, basta entrar no Mapa do Mundo e escolher pra onde quer ir.

Como todo bom jogo de aventura, o titulo é dividido em missões que são representadas por brilhos vermelhos e azuis que aparecem nos cenários ou nos próprios personagens, sendo o primeiro para as missões principais e o outro para as missões secundárias. Ambas são muito importantes para a história principal e devem ser cumpridas para ganhar experiência e subir de nível.


Durante o jogo, você deve colher as Orbes Z que se encontram espalhadas por todo o cenário. De seis cores diferentes, elas servirão para destravar as habilidades de seu personagem na Árvore de Habilidades, aumentando a potência de suas técnicas, transformações e poderes de seus suportes. Quanto mais habilidades destravar, mais forte seu personagem vai ficar.



Voltando as missões, você vai precisar completá-las para ganhar os Emblemas da Alma dos personagem, que serão postas nas Bordas da Comunidade, que servirão para aumentar os atributos do seu personagem. São sete comunidades (Guerreiros Z, Culinária, Treinamento, Desenvolvimento, Deuses, Adulta e Aventuras) que podem subir de nível cada vez que você presentear os emblemas para fazê-los ganhar level em troca de presentes, como itens de cura e até cards para sua coleção na Enciclopédia Z, que você pode acessar na tela de pause.


Por fim, temos um dos elementos mais legais do jogo, e que traz toda a magia do anime: COMIDA!!

Os Saiyajins, alem de serem uma raça guerreira, também tem o maior apetite do universo. e no game, você pode comprar itens e até caçar animais para conseguir ingredientes para fazer os pratos que serviram para recuperar sua saúde e aumentar seus atributos, ou então acumula-los para levar pra Chichi e pedir pra fazer uma refeição completa, e então assistir uma divertida animação de seu grupo enchendo a pança.


Mas se você pensa que o jogo é só ir de um lado para outro, colher itens e bater em carinhas até enjoar, então lhe apresentarei a novidade mais legal que já apareceu na franquia...




Kakarot possui vários minigames que são essenciais para completar as missões e conseguir itens, mas que também são divertidas. Dá pra pescar, jogar baseball, andar de bípede e o mais legal de todos:



Minigame de carro!!

SIM!!! O filler mais amado do mundo virou realidade!!



E para aqueles que colecionavam e jogavam os cards de DBZ, você recebe com a atualização do jogo o Dragon Ball Card Warriors, um divertido cardgame online onde você pode competir com jogadores de todo o mundo, ganhando pontos e moedas virtuais para gastar com novas cartas..






Pra encerrar com chave de ouro, Kakarot  cinemáticas feitas com todo o capricho que a Cyber Connect 2 deu na série de jogos do Naruto (o sucessor espiritual de Dragon Ball para muitos), mas aqui, eles elevaram a qualidade para mais de oito mil, com animações fluídas e que recriar toda a emoção que víamos na televisão. e não posso me esquecer da sua magnifica trilha sonora, trazendo as músicas clássicas do anime, incluindo a eterna Cha-La Head Cha-La.

Porém, o game não está livre de defeitos: algumas cutscenes foram alteradas para reduzir a tão criticada violência que os pseudo-psicólogos usavam como pretexto para demonizar o anime só porque não é uma produção da Disney. Além disso, o game tem poucas variações de inimigos e o estilo de luta dos personagens não vária muito, e se fortalecer o seu personagem demais, os combates que deveriam ser decisivos acabam saindo tão fáceis quanto bater no Yamcha. e ainda possui alguns bugs, mas nada que prejudique o jogo.




Dragon Ball Z: Kakarot é o game que os fãs da obra de Akira Toriyama pediram a Shen Long há muito tempo. Bonito, bem feito e fácil de jogar, além de ser muito divertido. Com o mundo enorme do anime que você sempre sonhou em viver ao lado de seus heróis e um competente sistema de combate, é uma verdadeira carta de amor aos fãs. Não é perfeito, mas adoramos!!

Me pergunto qual anime de nossas infâncias a Cyber Connect 2 poderia recriar na próxima vez.

Sailor Moon? Yu Yu Hakusho? Sakura Card Captors? 

Só nos resta reunir as Esferas do Dragão para descobrir!!




















Um comentário: