VISUALIZAÇÕES

Páginas

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

STAR VS AS FORÇAS DO MAL É O PIOR DESENHO JÁ FEITO


"O que deu errado?"

Star VS As Forças do Mal foi uma das séries animadas mais comentadas da última década, gerando uma verdadeira febre na internet ao lado de Gravity Falls, Steven Universe e Hora da Aventura. Exibida entre 2015 e 2019 com 77 episódios divididos em quatro temporadas nos canais Disney Channel e XD, a criação de Daron Nercy foi por muito tempo uma de suas maiores audiências, mesclando humor, ação e um pouco de romance.

Hoje, após ter acompanhado a série na época e ter feito parte de sua fandom, posso dizer categoricamente que as aventuras de Star Buttlefly e Marco Diaz ficaram marcadas para sempre na minha memória como UM DOS PIORES DESENHOS JÁ FEITOS!!!!




A história, a principio, era para ser uma paródia dos animes que Daron via na infância, como Sailor Moon e Dragon Ball Z . Star Buttlefly é a princesa mágica de outra dimensão do reino de Mewni, que foi mandada para a Terra por seus pais para aprender a controlar a sua varinha mágica, e lá, conhece Marco Diaz, um garoto que pratica artes marciais e que relutantemente acolhe a garota em sua casa, mas logo, se torna seu principal companheiro de aventuras. E juntos, vão viajando para outros mundos e conhecendo os tipos mais esquisitos, enquanto lutam contra os monstros que querem tomar a varinha.


Devo dizer que as duas primeiras temporadas são ótimas, com uma animação fluída e caprichada, além das histórias serem mais divertidas e engraçadas, algumas com umas sacadas interessantes, como "Dia da Mewnidependdência". Porém, a partir da terceira temporada, a qualidade cai tanto em animação, que fcia mais travada ecom uma arte genérica, quanto em história, com muitos (e muitos mesmo) episódios chatos que não acrescentam em nada ao universo da série. Nem mesmo os episódios mais importantes conseguem empolgar, se valendo mais pelas revelações do que pela série em si.


Mas o problema maior foi o roteiro, e o que ele fez com os personagens.

Marco, que até então era o personagem favorito de muitos (eu incluso) por causa de seu carisma e desenvolvimento, virou um inutil que só se ferra e que teve seu relacionamento com a Jackie, que ele tanto se esforçou pra conquistar, destruído por causa de Starco. Tom, que era um demônio charmoso e descolado, depois que voltou com a Star, virou um namorado chato e carente que nos força a sentir pena dele, e isso sem falar dos outros, como Pony Head, River, Ludo, etc, que foram se tornando cada vez mais inuteis e irritantes, usados somente pra fazer piadas extremamente sem graça, além de personagens que não fazem a menor falta, como a Kelly, que só serviu pra ser a namorada substituta do Marco...que alias, nem namorada ela foi!

"Quem é você?"

O desenho inteiro virou uma guerra de shipps, com personagens que não podem trocar uma palavra que já estão se beijando, virando uma estupida novela teen.



Mas o pior de todos é a Star, que se tornou uma protagonista arrogante que faz o que quer sem pensar nos outros, agora com o objetivo de unir monstros e mewnianos de qualquer jeito, e não importa as coisas estupidas que ela faz, o roteiro sempre vai concordar com ela. Em outras palavras, uma verdadeira  Mary Sue, que foi a culpada por um dos finais mais revoltantes que eu já vi na vida.

Mapa de Mewni


Agora vamos falar do que deveria ser o plot central da série: Mewni.

Um reino monarquico matriarcal governado por rainhas mágicas e por seu conselho mágico, que tem sua população dividida entre mewnianos, os humanos e os seres mágicos, e os monstros, que são os nativos desta terra e que são excluídos desta sociedade.

Aqui temos uma clara critica ao colonialismo americano, onde os europeus "conquistaram" o continente, a custo da escravidão e dizimação do povo nativo e sua cultura. O problema é que o desenho não aprofunda isso, tudo é preto e branco: os mewnianos estão errados e os monstros são as vitimas. Não existe um grupo de resistência dos monstros contra a tirania das rainhas, e o mais próximo que tinha era o Toffee, que só foi tratado como um vilão genérico e que foi eliminado de uma maneira muito estupida.




Ele deveria ter sido como o Magneto, uma vitima da opressão que se levantou com seus semelhantes e agora luta contra seus opressores, entrando em confllito com a Star, que faria as vezes de Professor Xavier e desejaria a paz entre os dois mundos.




Mas não é isso que acontece, porque ela sempre vencerá as batalhas antes do amanhecer e será a estrala que vai iluminar o mundo, como diz a arrogante letra do segundo encerramento:




E por fim, vamos falar do polêmico final. O que aconteceu?




Primeiro, temos Mina Loveberry, que foi apresntada na segunda temporada. Ela é a maior e mais poderosa guerreira de Mewni, escolhida pela Rainha Solaria para defender o reino de todos os monstros, mas a sua extrema devoção a deixou louca...


...mas Moon, a fim de tirar Eclipsia do poder e restabelecer a ordem,despertou os Guerreiros Solarianos para banir ela e os monstros, mas nada saiu como esperado e Mina, agora imune a magia de Moon e totalmente invencível, começa a destruir tudo...


...e sem saida, Star decide destruir toda a magia de Mewni, com o risco de separar seu mundo e a Terra para sempre, o qeu significa que Marco voltará para seu mundo e eles nunca mais se verão de novo...


...mas ao invés disso, Mewni e a Terra se tornam uma só. Fim.

O que aconteceu foi que os roteiristas se encurralaram ao empoderar uma personagem feminina sem motivo nenhum e apelaram para o Deus Ex Machina para resolver tudo e manter seu shipp real.

E agora confesso que eu fui um dos que shipparam Starco...e hoje me arrependo disso.


O problema nem é o shipp em si, ou o fato deles serem amigos ou do Marco ser um garoto de 30 anos (!), mas sim a forma como isso foi feito, atropelando tudo e todos ao seu redor sem um minimo de desenvolvimento ou mesmo planejamento. Se Star e Marco tivessem sido planejado para serem namorados, eles não viriam com esse papo hipocrita de "apenas amigos" de início.

"Enrolados Outra Vez" - Série animada que continua o filme de 2010, mostrando mais do relacionamento entre Rapunzel e José, que se iníciou no mesmo, que traz a história de uma garota que conhece um cara, passam um tempo juntos, se conhecem e viram namorados...não amigos!

Enfim, Star Vs As Forças do Mal tinha tanto potêncial no começo, mas acabou afundando para se curvar a fanbase que exigia que o casal de suas fanarts virassem realidade, desprezando totalmente a sua história e a mensagem que ela trazia. Poderia ter tido um final épico como Gravity Falls, mas acabou com um desfecho ruim e apressado, deixando lacunas que nunca serão preenchidas.










 

Nenhum comentário:

Postar um comentário